Vereador Juliano Abe participa de simpósio na Fatec

18 de outubro de 2012

Ao lado do pai, deputado federal Junji Abe, que conseguiu do Estado a liberação de recursos para o evento, o recém-eleito prestigiou o importante acontecimento do calendário rural brasileiro, evidenciando o papel das pequenas e médias propriedades no fortalecimento do agronegócio nacional

O vereador eleito Juliano Abe (PSD), advogado, consultor ambiental e produtor rural, participou nesta quinta-feira (18) da abertura do IV Sintagro (Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio), realizado pela Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Mogi das Cruzes. Trata-se de um ciclo de palestras e apresentação de trabalhos sobre o agronegócio explorado nas pequenas e médias propriedades agrícolas.

Realizado no Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica de Mogi das Cruzes), o evento traz à tona o tema da “Valoração agropecuária e empreendedorismo nas pequenas e médias propriedades”, bem como apresenta oportunidades de negócios e desafios para cadeias agropecuárias exploradas de forma intensiva, de alto valor agregado, altamente diversificado e focado no desenvolvimento sustentável.

“Este tipo de trabalho é extremamente importante para traçar o perfil da realidade do agronegócio em Mogi das Cruzes e Região, dando suporte técnico a todos os estudantes e profissionais envolvidos nas cadeias produtivas”, frisou Juliano Abe, lembrando que Mogi das Cruzes é conhecida como o ‘cinturão verde’ do Estado de São Paulo. “Houve aperfeiçoamento dos pequenos produtores agrícolas. Muitos acompanharam o desenvolvimento tecnológico no setor”, completou.

Juliano Abe participou da abertura do simpósio, acompanhando seu pai, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), presidente da Pró-Horti (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros). Reconhecido como um contumaz defensor dos míni e pequenos profissionais do campo no Parlamento Federal, o congressista também integra a FPA (Frente Parlamentar Mista em Defesa da Agropecuária) e todos os demais colegiados do Congresso ligados à produção de alimentos.

Por iniciativa de Junji, o IV Sintagro recebeu auxílio financeiro do governo do Estado. Foi a primeira vez que o evento contou com verba pública. O deputado conseguiu da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia a liberação de R$ 20 mil para a Fatec Mogi das Cruzes. Os recursos foram encaminhados ao Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) para posterior repasse à unidade mogiana. O parlamentar apresentou a emenda depois de ter sido acionado pelo diretor da faculdade, Fernando Juabre Muçouçah.

Segundo Junji, o simpósio também contribui para evidenciar o peso do agronegócio na conjuntura econômica nacional. “O setor garante o saldo favorável da balança comercial brasileira, responde por um terço dos empregos gerados no País e por 30% da pauta dos produtos exportados”, enumerou, observando o cuidado dos produtores em avançarem em harmonia com o meio ambiente, “porque sabem que dependem do equilíbrio ambiental para se manterem na atividade”.

Prestigiada por diversas autoridades, a abertura do IV Sintagro também contou com a participação de Juabre Muçouçah; do coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, Ângelo Luiz;do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilberto Carlos Cerqueira; e do presidente da Comissão Científica do Simpósio,Gilberto José da Cunha, que compuseram a mesa principal, ao lado de Junji.

Também marcaram presença no evento Diamantino Pereira, representante do campus da Universidade de São Paulo na Zona Leste; Niro Higuchi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa); Osvaldo Nagao, secretário municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes; Fernando Ogawa, presidente do Sindicato Rural local; e Renato Abdo, engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de Mogi e integrante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças da Secretaria de Estado da Agricultura.

O evento prosseguirá até o próximo sábado (20) com a participação de acadêmicos de ciências agrárias e veterinárias, tecnólogos em agronegócio e demais áreas afins, empresários, profissionais e pesquisadores da área do agronegócio de todo o Brasil para destacar o papel importantíssimo que o agronegócio confere a conjuntura econômica brasileira.